AÇÃO EM SAÚDE: Coleta itinerante de bolsas de sangue acontece neste sábado, 22, em Alta Floresta d'Oeste


AÇÃO EM SAÚDE: Coleta itinerante de bolsas de sangue acontece neste sábado, 22, em Alta Floresta d'Oeste


A ação reforça a força-tarefa que evita a falta de bolsas de sangue nos hemocentros estaduais

Porto Velho, ROO serviço externo de coleta de bolsas de sangue “Fhemeron Itinerante”, do governo de Rondônia, chega neste sábado (22) ao município de Alta Floresta d’Oeste para a realização da força-tarefa que evita a falta do insumo nos hemocentros estaduais. A ação, que é coordenada pela Fundação Estadual de Hematologia e Hemoterapia (Fhemeron), terá início às 7h, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizada na Rua Fortaleza, nº 4.405, Bairro Cidade Alta.

A iniciativa, que reúne diversas equipes que organizam o espaço e montam o fluxo de doações, ganhou mais intensidade neste período, em que está sendo vivenciada a campanha Junho Vermelho. A campanha alusiva conta com o incentivo do governo do estado, visando conscientizar os rondonienses sobre a prática da doação de sangue, além de reforçar a importância dos doadores estarem em dia com o ato solidário.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o esforço dessas equipes é sinônimo de garantia do direito da população ao acesso à saúde. “Doar Sangue é compartilhar vida. Por isso, acreditamos na colaboração de toda a população empenhada nesta missão para os municípios”, salientou.

MAIS AÇÕES

Fhemeron aprimora serviço para atender à população

Além das ações itinerantes nos municípios, o governo também tem realizado serviços de coleta externa em nome de órgãos de outras esferas públicas e instituições privadas. Esses serviços têm sido realizados em Porto Velho, e têm objetivo de estimular os colaboradores das empresas a conhecerem e fazerem parte da experiência de ser doador.

Outros municípios estratégicos do estado receberão em breve, a ação “Fhemeron Itinerante”. As próximas edições acontecem nos seguintes dias:

Chupinguaia (28 e 29/6)
São Miguel do Guaporé (5 e 6/7)
Espigão do Oeste (12 e 13/7)
Cerejeiras (19 e 20/7)
Jaru (26 e 27/7)

Segundo o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, é importante reconhecer a evolução do trabalho das equipes. “Estamos dispostos a ampliar o acesso da população que deseja participar desse gesto voluntário. São muitos municípios do estado que receberam esse trabalho, bem como entidades públicas e privadas que abrem portas para que possamos levar a estrutura da Fundação para que os colaboradores conheçam e tome a experiência”, ressaltou.

REQUISITOS

Para participar da ação voluntária e ser doador, o interessado deverá comparecer ao local, portando documento de identificação com foto, impedimentos temporários e definitivos, além de atender a alguns critérios a seguir:Possuir peso superior a 50 kg
Ter entre 18 e 69 anos, entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados do pai/mãe ou responsável
Não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas antes da doação
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem