O dia 31 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O dia 31 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

31.08.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA

1917 - O governador Pedro Alcântara Barcelar (AM) promulga a lei 900, que eleva Porto Velho à condição de Comarca.

1938 – Portaria do prefeito Salustiano Alves Coreia estabelece as áreas urbana e suburbana da cidade de Santo Antônio (MT).

1950 – O governador Joaquim de Araújo Lima abre crédito especial de 40 mil cruzeiros, para reconstruir casas destruídas pelo incêndio no dia 22 passado.

1957 – Portaria da Divisão de Segurança do Território estabelece como tratar pessoas presas dentro dos trens da EFMM.

1971 – Instalada em PVh a Acar – Associação de Crédito e Assistência Rural - depois Emater.

1983 – Realizada a 1ª eleição para prefeito em Guajará-Mirim, Costa Marques e Colorado do Oeste.

1985 – 1) O Bradesco vai inaugurar em setembro o 1º posto de atendimento dia e noite. 2) A prefeitura anunciou e não retirou os camelôs da Praça Jonathas Pedrosa, que agora é uma lixeira e local de pontos de venda de drogas.

1990 – Acusando o candidato a governador Valdir Raupp de não o ajudar, o jornalista Beni Andrade renuncia à candidatura ao Senado pelo PRN.

HOJE É

Dia do Nutricionista. Dia Internacional para Pessoas Afrodescendentes.
Católicos celebram São Raimundo Nonato, São José de Arimateia, São Nicodemos,
 
BRASIL

1763 – A cidade do Rio de Janeiro passa a ser a capital do Brasil, em lugar de Salvador, capital desde 1549. 1949 – Fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas. 2016 — Por 61 votos a 16, o Senado afasta do cargo a presidente Dilma Roussef.

MUNDO

1897 - Thomas Edison patenteia o Cinetoscópio, o 1º projetor de filmes. 

1939 – Alegando um ataque polonês a uma rádio alemã, Adolf Hitler invade a Polônia e inicia a II Guerra Mundial.
 
FOTO DO DIA
UM GOVERNADOR E 2 MUNICÍPIOS

Outro dia uma pessoa perguntou por que 2 municípios, distantes 62 KMs um do outro por via rodoviária, homenageiam o mesmo personagem da nossa história, e a única explicação que tive é que, no afã de homenagear o ex-governador, deram o patronato aos dois.

Que Teixeira mereça as honras do Estado que ajudou a criar eu não tenha dúvida, mas entrar no bloco dos que continuam dizendo que ele fez tudo aqui, como tenho ouvido, aí eu fico de fora. ATENÇÃO: para não haver dúvidas citei “ajudou a criar”, e não “que criou”.

“Governador Jorge Teixeira” conheci, por volta de 1980 como o Nuar “Pedra Branca” e passou a município, com áreas desmembradas de Jaru em 1992 e a base de sua economia é a agricultura, distando 320 Kms da capital Porto Velho.

Já “Teixeirópolis”, que como seu “primo-irmão” tem a mesma forma econômica, foi criado em 1994, o 47º mais antigo, sendo desmembrado de Ouro Preto do Oeste e fica a 364 Kms da capital.

Como em todos os municípios de RO, é fundamental o apoio da Emater

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem