O dia 06 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O dia 06 agosto na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

06.08.24 - BOM DIA!      

RONDÔNIA

1902 – Liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros inicia a Revolução Acreana.

1942 – Instalado o Banco de Crédito da Borracha (atual Basa), tendo o governador do Território do Acre como presidente. Em Porto Velho o jornal Alto Madeira lança consulta popular sobre o nome que deve ter o futuro Território do Guaporé. (AM – ed 2.627 – Pág 4)

6 – 1948 – Desaparecido há 18 anos, o telegrafista Bernardo Monteiro pode estar na posse de índios Boca Negra, também citados como sequestradores do tenente EB Fernando Oliveira, em 1945.

1954 – Obras de drenagem, bueiros e aterro da Avenida Sete de Setembro serão inauguradas no dia dos festejos da Independência em Porto Velho.

1983 – No ginásio “Cláudio Coutinho”, em Porto Velho, o presidente da Assembleia Estadual Constituinte, deputado José Bianco, promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia.

1987 – A maior greve na Educação do Estado está em andamento e crescendo, deixando sem aulas, segundo o sindicato da classe, 220 mil alunos.

HOJE É

Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Dia da Revolução Acreana. Dia Interamericano do Escotista. 

Católicos celebram Dia de São Salvador do Mundo (Transfiguração de Jesus), São Hormisdas, São Justo e São Pastor – mártires, 

BRASIL

1661 - Assinado o Tratado de Haia, que oficializa a devolução a Portugal de território brasileiro invadido pela atual Holanda. 1691 – Morre João Ferreira de Almeida (n. 1628), missionário protestante autor da 1ª versão da Bíblia em português. 

MUNDO

1945 — A 1ª bomba atômica, a “Little Boy” é lançada pelos EUA sobre o Hiroshima (Japão), e o mundo conhece o terror atômico. 2012 — O astromóvel Curiosity da NASA pousa na superfície de Marte.

FOTO DO DIA

UM CULTO À HISTÓRIA

A Revolução Acreana (1902), suas razões, seus atores, sua importância, seus motivos, os fatos dela decorrentes - como a construção da ferrovia Madeira-Mamoré e, por extensão o que esta obra gerou, é contada e cultuada no Acre.

Uma epopeia passada de geração a geração, cultuada e lembrada a cada 6 de agosto naquele Estado, e por seu povo, data que por humores da história, é a da Independência boliviana, em 1825.

A memória daqueles dias de 1902, os antecedentes e os posteriores, sempre é lembrada, e para quem vai a Rio Branco há muito para ver no aspecto da formação daquele povo, como o Museu dos Povos Acreanos e o Museu da Borracha (FOTO).

Além de espaços onde se sente a história pulsar, muito diferente de Rondônia, com muitas datas importantes, e fatos idem, não lembrados e cultuados.

Há 41 anos foi promulgada a 1ª Constituição estadual, mas ninguém lembra o trabalho daqueles 24 homens que nem sabiam sobre como fazer um documento de tão grande importância, que teve itens colocados na “Constituição Cidadã” de 1988.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem