Atividade focou em temas como geometria no trânsito, locomoção segura, a velocidade e seus impactos
Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) promoveu na terça-feira (3), a quarta aula do Projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito, com os alunos do Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade I, em Porto Velho. Realizado por meio da Escola Pública de Trânsito (EPtran), o projeto está chegando à sua reta final, com a formatura dos participantes prevista para acontecer no dia 16 de setembro, durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito. O evento contará com a presença dos 70 alunos do 6° ano, que participaram do projeto.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto se destaca como uma iniciativa fundamental para educação e conscientização dos estudantes sobre a segurança no trânsito, preparando-os para serem futuros cidadãos responsáveis e atentos às regras de convivência nas vias públicas.
TEMÁTICA
A atividade integra o conteúdo programático do projeto Agentes Mirins de Trânsito e focou em temas como geometria no trânsito, locomoção segura, velocidade e seus impactos, abordando as áreas de conhecimento de ciências da natureza e matemática.
CIDADÃOS RESPONSÁVEIS
A aula foi conduzida pelo instrutor de trânsito, Raphael Gusmão, e contou com a colaboração da pedagoga Janaína Alencar e da agente de trânsito, Nádia Lizie de Paula Souza. O conteúdo foi ministrado de forma dinâmica e envolvente, buscando transmitir conhecimento, e também fomentar a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.
A pedagoga Janaína Alencar destacou a importância do projeto. “Educar as crianças sobre o trânsito desde cedo é essencial para construirmos uma sociedade mais consciente e segura no futuro.”
O instrutor de trânsito, Raphael Gusmão salientou que, “o engajamento dos alunos demonstra o impacto que esse tipo de iniciativa pode ter, não só no ambiente escolar, mas na formação de cidadãos responsáveis.”
Os alunos também compartilharam suas experiências. A estudante do 6º ano B, Maria Eduarda Guerra, de 11 anos, ressaltou a relevância da iniciativa. “Eu aprendi que é muito importante respeitar a sinalização do trânsito, as faixas de pedestres e usar sempre o cinto de segurança”, disse.
Segundo o aluno do 6º ano A, Théo André Alves, também de 11 anos, “foi muito importante este projeto Agente Mirim, porque eu aprendi sobre as sinalizações de trânsito e, quando for passear de bicicleta, tenho que estar com todos os meus equipamentos completos, como capacete, luvas, óculos, retrovisores e buzina”, explicou.
Para o diretor da EPtran, Welton Roney Nunes, “ver a dedicação e o aprendizado dos alunos nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para formar cidadãos responsáveis, que farão a diferença em nossas vias no futuro”, ressaltou.
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou o sucesso da iniciativa. “O projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito é uma prova que investir na educação desde cedo, é a chave para construir um trânsito mais seguro e uma sociedade mais consciente.”
Tags:
Educação