O espetáculo foi direcionado a 400 alunos do ensino público, os dias 16 e 18 de outubro, no Teatro Guaporé, na Capital
Porto Velho, RO - Aclamado pelo público e seu alcance cultural e social, reconhecido por diversos setores da sociedade, a peça teatral “Bizarrus” encenada por internos do regime fechado de Porto Velho está de volta aos palcos, com o objetivo de apresentar a questão da reinserção social no Sistema Prisional por meio da arte. O espetáculo foi direcionado a 400 alunos do ensino público, nos dias 16 e 18 de outubro, no Teatro Guaporé, na Capital.
A iniciativa do governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), realizou as apresentações, focando na orientação visual, onde através das cenas levou aos espectadores a realidade e consequências que envolvem as práticas ilícitas. Participaram da ação, 200 alunos da EEEFM Murilo Braga no dia 16 e 200 alunos da Escola Estadual Carmela Dutra, na sexta-feira (18).
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as apresentações contribuem para uma orientação instantânea, pois captam a atenção do público com os efeitos sonoros, visuais e musicais, tornando assim, uma metodologia de rápido aproveitamento.
Alunos da Escola Carmela Dutra, na apresentação do dia 18
A diretora de políticas penais, Larissa Guedes salientou sobre a apresentação e como os alunos reagiam à peça, “por momentos pude ver alguns jovens sorrindo, abismados e chorando, principalmente na cena em que a mãe encontra seu filho sem vida, ali tive a certeza que dificilmente a experiência será esquecida.”
O secretário da Sejus, Marcus Rito destacou que, o espetáculo “Bizarrus” consegue conduzir um aprendizado de maneira sentimental, fixando a orientação em forma de sentimento, portanto, todas as vezes que o espectador lembrar da peça, irá lembrar da sensação e dos ensinamentos transpassados por ela, evitando assim, que adentrem em um caminho que os levem às práticas ilícitas.
O Espetáculo Bizarrus segue elaborando agenda de apresentações para o ano de 2025.
Tags:
Educação