O dia 03 outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O dia 03 outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

3.10.24 - BOM DIA!
RONDÔNIA

1930 – O general Cândido Rondon é preso por determinação do governo federal, mas teve comprovada sua inocência.

1972 – Aliethe Matha Mory torna-se a 1ª mulher eleita vereadora em Rondônia, em Guajará-Mirim.
 
1983 – Porto Velho vive um clima de boatos na área política, com anúncios de que o governador Jorge Teixeira foi exonerado.
 
1983 – Especuladores falam que o ex-ministro Jarbas Passarinho já está nomeado para governar Rondônia. Ao fim da tarde a informação é que Brasília não cogitou em exonerar Teixeira.
 
1983 – O presidente regional do PDS, eleito numa chapa de oposição ao governador garante que o partido não pediu a saída de Teixeira, mas quer que ele mude sua maneira de tratar os políticos.

1987 – O deputado Luiz Gonzaga quer que sejam instalados postos para que moradores sugiram temas a serem inseridos na elaboração da próxima Constituição Estadual, em 1989.

1990 - Pela segunda vez Rondônia elegerá seu governador, dentre seis candidatos. Estão inscritos 583 mil eleitores, 30% a mais que em 1986.

1990 – Além do governador serão eleitos um senador, oito deputados federais e 24 estaduais.

HOJE É

Dia Mundial das Abelhas. Dia Mundial do Dentista. Dia do Profissional da Organização. Dia do Engenheiro de Energia. Dia do Guarda Civil. Dia da Unidade Alemã.
Católicos celebram Santa Maria Josefa do Coração de Jesus, São André de Soveral, Santo Ambrósio Francisco Ferro, São Mateus Moreira, São Dionísio Areopagita.

BRASIL

1931 — Entra em vigor, pela 1ª vez, o Horário de Verão. 

1953 – O presidente Getúlio Vargas (1882/1954) sanciona a lei criando a Petrobras. 

1979 – Morre Humberto Teixeira (n. 1915), parceiro de Luiz Gonzaga em seus maiores sucessos.
 
MUNDO

1939 – Inglaterra e França declaram guerra à Alemanha, iniciando a II Guerra Mundial.

1804 - Nasce de Allan Kardec (m. 1869) o codificador do espiritismo.

FOTO DO DIA
CRÔNICA DE UMA CIDADE

Onde encontrar, em um mesmo livro, personagens folclóricas, reminiscências pessoais e profissionais, na nossa literatura? Relativo a Porto Velho há bons autores, como o médico, poeta, artista plástico, membro da Academia de Letras de Rondônia, Viriato Moura.

Seu livro “Sabor do Amanhecer” é uma viagem no tempo, e merece ser lido por quem more em Porto Velho, com sua narração fácil, relembrando personagens familiares, históricas, de várias e importantes atividades profissionais

Na lista vão muitos cujos nomes continuam vivos, seja através de notícias impressas ou narrações – a chamada história oral, tais como o sacristão “Beleza”, padres, professores, médicos, tipos populares como o “Morcego”, Zé Quirino etc.

E fatos como as “guerras de turmas”, o tempo de estudos em Belém, a criação do Grupo Universitário Rondoniense, e muito mais. A prefaciadora dispensa apresentação: a historiadora e professora Yeda Borzacov.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem